NaGamboa

Parque Estadual da Serra do Tabuleiro

PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO TABULEIRO

O Parque Estadual da Serra do Tabuleiro (PEST) é a maior unidade de conservação do estado de Santa Catarina, com uma extensão de aproximadamente 90.000 hectares ocupando cerca de 1% do estado Catarinense. Sua área abrange nove municípios: Florianópolis, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas, São Bonifácio, São Martinho, Imaruí, Paulo Lopes e Garopaba. Engloba também as ilhas de Araçatuba, Papagaio Pequeno, Três Irmãs, Moleques do Sul, Siriú, Coral, dos Cardos e a ponta sul da Ilha de Naufragados.

O Parque foi criado em 1975, onde o botânico catarinense Raulino Reitz elaborou uma exposição de motivos com ampla justificativa para a criação do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro obtendo toda a atenção do governo estadual, que no mesmo ano decretou aprovou a criação do Parque.

CENTRO DE VISITANTES DO PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO TABULEIRO - PEST

Neste local, há uma trilha ecológica com aproximadamente 1000 metros de extensão, que é percorrida facilmente com a orientação de um grupo de monitores treinados, para atender em grupos de até 20 pessoas, onde é possível observar animais nativos soltos e a exuberante vegetação nativa, passando por áreas antes inacessíveis do Parque.A sede destaca-se pela estrutura montada meio a exuberante vegetação para o recebimento de visitantes. Possui sala de conferências com capacidade para 80 pessoas, oficina de educação ambiental, recepção, banheiros, estacionamento e um mirante em meio a mata de onde é possível observar o topo das árvores.

O Centro de visitantes, fica localizado no município de Palhoça, às margens da BR-101, à 40 km do cento de Florianópolis em direção ao sul do estado. Foi reaberta a visitação pública, após um período de reestruturação, hoje funciona de segunda à sexta das 13:00hs às 19:00hs.

Horário de Funcionamento: Quarta à Domingo das 13h às 19h
Contato:
(48) 3286-2624

Área da Reserva do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro - Veja Fotos
Sede Parque Estadual da Serra do Tabuleiro - Veja Fotos